Entenda como deve ser a relação entre contadores e os conselhos de administração e fiscal
 

De acordo com Carla Trematore, conselheira de administração e fiscal e membro de comitês de auditoria, que palestrou na Convecon Regional, tanto para o acompanhamento da estratégia quanto para a manifestação sobre as demonstrações financeiras, os contadores são profissionais que têm muito a agregar num Conselho de Administração. "O conhecimento sobre finanças, tributação e impactos contábeis das operações feitas ou pretendidas pela companhia pode gerar insights relevantes para a tomada de decisão. Conselhos de Administração que não tenham contadores em sua formação, podem contar com o Comitê de Auditoria, órgão de assessoramento que prevê em sua composição um especialista contábil financeiro", explica.

 
 
Quais devem ser as principais alterações regulatórias para as PMEs em 2023?
 
Ao analisar o mercado brasileiro, Luciano Perrone, sócio-diretor na RP Treinamento e na Perrone Contábil e palestrante na Convecon Regional, a principal alteração em 2023, em âmbito de PMEs será no Brasil com o início de vigência da NBC TG 1001 e NBC TG 1002. Até 31/12/2022, estava em vigor somente a NBC TG 1000 (R1) apoiada por interpretações técnicas que direcionavam os modelos a serem desenvolvidos. A partir de 01/01/2023, passamos a ter três normas vigentes e especificas para micro, pequenas e médias empresas.

 
 
Autoconhecimento como caminho para a gestão das atividades
 
Muito tem se falado nos últimos tempos sobre a gestão melhor do tempo. Encontrar um equilíbrio em tudo o que fazemos é a chave para uma vida plena. Na visão de João Ricardo Reis, executive coach e palestrante, que palestrou na Convecon Regional, não podemos fazer a gestão do tempo, mas sim a gestão das atividades no tempo. Ele explica que a classificação baseada da Tríade do Tempo do livro de Christian Barbosa nos ajuda bastante a melhorar da produtividade, tanto para uma melhor performance na vida pessoal quanto na vida profissional.

 
Glenif está provendo informações sobre normas técnicas ao Iasb
 
O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) atua em parceria com o International Accounting Standards Board (Iasb) e as entidades contábeis dos países membros para o desenvolvimento das normas contábeis e a convergência aos padrões internacionais, promovendo a integração entre os países e a melhoria na qualidade das demonstrações contábeis e financeiras. Atualmente, José Luiz Ribeiro de Carvalho é o presidente.

 

 
 
 
IPC - Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização.
Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.
Jornalista Responsável: Suzamara Bastos. Conteúdo: SMB Comunicação. Criação: Acessa Brasil