Marcelo Magalhães, CEO da Deloitte, acredita que a IA está redefinindo o papel do contador
 

O estudo “O Futuro Digital da Contabilidade”, realizado pela Deloitte, revela que a inteligência artificial (IA) está transformando o papel do contador ao automatizar tarefas rotineiras, como lançamentos contábeis e reconciliações bancárias. Ele afirma que essa mudança permite que os profissionais da contabilidade se concentrem em atividades estratégicas, como planejamento financeiro e consultoria tributária, além de áreas que demandam experiência e julgamento profissional.

 
 
Para Fábio Cajazeira, sócio líder da PwC, os avanços da IA impactam a tomada de decisões estratégicas e transformam o papel do contador
 
Os avanços da IA também impactam a tomada de decisões estratégicas nas empresas. “Os avanços em IA proporcionam às empresas a capacidade de tomar decisões mais rápidas e assertivas, baseadas em dados”, explica o sócio líder da PwC. Ele ressalta que a tecnologia viabiliza análises preditivas que ajudam as empresas a antecipar tendências de mercado e comportamentos de consumidores, por exemplo, através de algoritmos de machine learning que conseguem prever a demanda futura por produtos com base em dados históricos.

 
 
Pesquisas do CFC buscam opiniões de profissionais de contabilidade e da sociedade civil
 
De acordo com o relatório do CFC, todos os resultados superaram a meta de 70% de satisfação estabelecida. A pesquisa sobre a avaliação da profissão contábil pela sociedade recebeu 688 respostas, sendo a maior parte dos participantes atuantes na área privada (76,3%), e registrou um índice de satisfação geral de 81,88%. A pesquisa de satisfação em relação ao Sistema CFC/CRCs coletou 8.573 respostas e alcançou um índice de 74,24%.


 
 
 
IPC - Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização.
Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.
Jornalista Responsável: Suzamara Bastos. Conteúdo: SMB Comunicação. Criação: Acessa Brasil