Presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, afirma que a IA aumentará a valorização do profissional de contabilidade
 

Segundo ele, a IA impulsiona uma transformação profunda em vários setores e na contabilidade isso não é diferente. "A IA redefine o papel do profissional ao possibilitar uma atuação mais consultiva, analítica e estratégica, focada em valor agregado e menos em processamento de informações".

 
 
Contabilidade com IA: Sebastian Soares, presidente do Ibracon, defende capacitação e uso responsável
 
Ele cita, por exemplo, que muito tem se discutido que a IA não substitui o profissional, mas amplia sua capacidade de gerar valor. "A inteligência artificial vem redesenhando a prática contábil ao assumir atividades repetitivas e de maior volume, como conciliações e análises iniciais de dados."

 
 
IA reinventa a contabilidade: Presidente do Sescon-SP, Antonio Santos, aponta novo perfil do contador como estrategista e consultor
 
Para ele, o futuro da contabilidade reside na capacidade de gerar valor, confiança e visão estratégica para as empresas, com a tecnologia como aliada. "A contabilidade como vimos até hoje realmente não vai mais existir. A inteligência artificial vem assumindo tarefas repetitivas e operacionais, mas isso não significa o fim da profissão, e sim sua evolução."

 
 
Alexandre Garcia, presidente da APC, destaca que a IA reforça atividades estratégicas e não elimina postos de trabalho na contabilidade
 
Sobre o risco de desemprego em massa, ele é categórico: não há motivo para preocupação. "A automação de tarefas rotineiras deve diminuir oportunidades em trabalhos mecânicos, mas também abre espaço para atividades mais estratégicas e de maior valor."


 
 
 
IPC - Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização.
Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.
Jornalista Responsável: Suzamara Bastos. Conteúdo: SMB Comunicação. Criação: Acessa Brasil